XS
SM
md
LG

Sobre Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano

Nossa História

O Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano é um curso de pós-graduação interdisciplinar que procura interatuar com as diferentes áreas do conhecimento. Nosso curso está focado na análise e na compreensão científica dos processos de saúde/doença e suas implicações no desenvolvimento humano. Nosso grupo de pesquisadores busca produzir conhecimentos teórico-práticos que contribuam para a educação e a promoção em saúde, em uma perspectiva interdisciplinar e interssetorial, visando a qualidade de vida ao longo do ciclo vital.

Nossa Visão

A Unilasalle é reconhecida pela excelência acadêmica. Nosso Programa de Pós-Graduação em Saúde entende que a interação entre seres humanos em seus contextos socioambientais onde condições de risco e proteção à saúde estão constantemente presentes a Saúde. Neste sentido, defendemos a saúde como um direito de todos e dever do Estado a qual deve ser garantida mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação da saúde.

Projeto Ferramenta de Avaliação de Quedas em Idosos (IAQI)

Qual é o objetivo do nosso projeto?

Conhecer os fatores de risco relacionados com as quedas em indivíduos idosos e oferecer orientações para que possam prevenir os acidentes com quedas.

Por que é importante a prevenção das quedas?

As quedas atingem cerca de 30% dos idosos e representam um problema de saúde pública. As quedas trazem consigo inúmeras consequências, tais como fraturas, escoriações, diminuição da qualidade de vida. Como as quedas são consideradas um dos principais problemas entre os idosos, medidas que busquem diagnosticar e prevenir são importantes a fim de que haja diminuição na sua incidência.

Acreditamos que programas como este que apresentam viabilidade operacional são necessários e devem ser incorporados na atenção primária à saúde onde é possível identificar precocemente os indivíduos em situação de risco.

A quem se destina?

Esse instrumento pode ser utilizado tanto por pacientes, quanto por profissionais da saúde que desejam avaliar o risco de quedas. Após a finalização das respostas o usuário receberá resultado constando o risco de quedas que possui e uma orientação de preven¸ão de quedas.

Anonimato das informações.

Acreditamos que as quedas são um problema de saúde pública entre os idosos. Como o envelhecimento populacional está ocorrendo rapidamente, são desejáveis intervenções nesta questão.

As informações obtidas serão mantidas em sigilo pelos pesquisadores responsáveis. A partir das informações obtidas será possível obter um panorama dos indivíduos com risco de quedas e assim, propor estratégias de prevenção. Os indivíduos que participarem da pesquisa receberão sistematicamente informações referente a pesquisa e sobre maneiras de prevenir as quedas.